por Pete Exline
Eu pesquisei músicos europeus de trompa por seus estilos de tocar, equipamento e embocadura como um projeto durante uma licença sabática em 1964-65 do que agora é conhecido como Eastern Washington University. O foco do estudo seria as características nacionais da trompa em alguns países europeus. Eu havia pensado neste projeto por vários anos e sondado várias pessoas a respeito de suas opiniões sobre a justificativa de tal empreendimento.
O presidente do departamento de música foi positivo, mas o presidente da faculdade, que não tinha inclinação musical, não tinha certeza disso. Ele me pediu para fornecer cartas de apoio de autoridades reconhecidas. Conversei com Philip Farkas para saber sua opinião em Aspen. Ele achou ótimo, sugeriu algumas idéias e escreveu uma carta de apoio ao presidente. Bob Elworthy e Max Pottag também escreveram cartas de apoio.
A Royal Philharmonic estava em turnê em Seattle e eu fui ao show. Procurei Jim Brown, a primeira trompa, e conversei com ele brevemente sobre minha ideia. Ele pareceu interessado e achou uma abordagem promissora. Felizmente, quando voltei para o meu hotel, descobri que a orquestra estava hospedada no mesmo hotel. A maior parte da orquestra havia migrado para o bar, e lá tive uma longa conversa com Jim Brown, junto com alguns drinques e uma noite muito agradável. Por causa das viagens da orquestra pela Europa, Jim conhecia muitos músicos, e aqueles que falavam inglês, e ele me ajudou muito na elaboração de um plano.
![]() |
Wendell L. "Pete" Exline em sua van VW, 1965 |
Minha missão foi aprovada, e em junho de 1964 voei de Spokane para Frankfurt e recebi um Volkswagen Camper que havia encomendado, e então comecei minha odisséia pelo mundo das horns com a primeira parada em Florença, Itália, onde planejava tomar um curso de italiano.
Os concertos de verão aconteciam no pátio do Palácio Pitti, e foi lá que conheci Giuseppe Bianchini, a primeira trompa. Ele falava inglês muito bem e jogava em Xangai na década de 1930, e quando Paul Meng escreveu seus artigos em The Horn Call sobre a história do Trompa chinês, descobri que Bianchini foi um de seus professores.
A rotina foi a seguinte. Primeiro, escolhi cinco trechos que achei que poderiam representar as áreas que queria investigar. Eles eram o Tchaikovsky 5º, a Sinfonia de Brahms nº 1, a Abertura de Rossini ao Barbeiro de Sevilha, o Strauss Till Eulenspiegel e o Ravel Pavane para uma Princesa Morta.
Em segundo lugar, usei minha câmera Rolleiflex para fotografar cada jogador de vários ângulos, incluindo posições das mãos, embocadura com um anel de bocal e o equipamento. Traugott Rohner incluiu um simpósio sobre boquilhas de latão em uma edição de 1952 da O instrumentista. Ele havia inventado um sistema de boquilhas de copo de medição, e é o que eu usei para medir as boquilhas de Trompa dos participantes.
Terceiro, havia um formulário de informações para coletar informações sobre cada jogador. Alguns dos formulários preenchidos não contêm muitas informações!
As gravações em fita foram feitas em um Uher 4000 Report S. Era um gravador portátil de alta qualidade disponível na época. Um amigo meu me deu um por um bom preço em uma troca de correio em Wiesbaden. É uma máquina de quatro velocidades com a velocidade mais baixa de 15/16 IPS, satisfatória para fala, e 7 1/2 IPS para música. A gravação dos trechos não levaria mais do que alguns minutos e então havia bastante tempo restante na pequena fita para conversa.
Voltando à primeira sessão em Florença com Bianchini, a fita foi gravada em sua casa, e que sendo uma família italiana, há muitos ruídos estranhos na fita de bebês chorando e Vespas rugindo na rua abaixo. Certamente não era um bom lugar para gravar. Esta sessão ocorreu em 7 de julho de 1964.
De Florença, fui para o norte para Londres, mas não fiz os jogadores de Londres naquela época. De Londres, fui a Edimburgo para o festival e assisti a uma apresentação da Ópera Nacional de Praga, onde consegui agarrar a primeira trompa antes que ele saísse do fosso no final. Descobri neste projeto que os trompistas parecem sair do fosso mais cedo! A primeira trompa foi Josef Bartl. Ele não falava inglês e não estava na minha primeira lista a ser incluída. No entanto, fiz com que ele entendesse que planejava estar em Praga em cerca de três semanas e gostaria de gravá-lo para o projeto.
Por acaso, meu trailer VW estava estacionado em frente a um restaurante tchecoslovaco em Edimburgo e, quando entrei, notei vários músicos da orquestra andando pela rua. Eles estavam interessados em ver meu trailer. Parecia que eles estavam guardando seus instrumentos no andar de cima, em cima do restaurante. Sugeri que tomássemos uma cerveja. Eles estavam hesitantes porque não tinham dinheiro! É claro que isso acontecia no antigo regime comunista. Eu disse a eles que compraria! Todos se iluminaram e nós entramos. Disseram-nos que não poderíamos servir cerveja a menos que comprassem comida. Examinei o cardápio e descobri que a coisa mais barata do cardápio era o minestrone (em um restaurante tcheco?). Pedi uma tigela e uma cerveja para cada um de nós.
Um clarinetista falava bem inglês, um percussionista que falava pouco e um tocador de cordas nada. Divertimo-nos e finalmente peguei o gravador e coloquei sobre a mesa, mas não tenho ideia de onde está essa fita. Eu tinha explicado a eles que pretendia estar em Praga em algumas semanas. Como eu estava pagando a festa no restaurante, me disseram que quando eu viesse para Praga não pagaria de nada! Isso acabou sendo verdade, e eu tive um entretenimento maravilhoso quando cheguei a Praga.
Eu tinha averiguado no partido que Bartl, o hornista, não era muito querido e acho que era uma situação política com os comunistas. Mesmo assim, entrei em contato com ele em Praga e fiz os preparativos para a gravação e a entrevista. Nós nos encontramos e fomos para a sala da orquestra no porão do Tyl Theatre, onde o Don Giovanni de Mozart foi apresentado pela primeira vez. As pessoas eram menores e o teto da sala da orquestra era bastante baixo. A sessão de gravação foi um fracasso. Por algum motivo, a fita que usei era um pouco grossa demais para a gravação e causou sérias interferências na velocidade. Tentamos várias vezes e nada funcionou. Eu não tinha outra fita para usar. Para todas as bobinas pequenas, usei fita adesiva que enrolei em bobinas de 7 1/2 polegadas. De alguma forma, a fita grossa havia entrado no grupo. Eu estava voltando de Praga para Munique, onde o gravador foi feito e consertado, mas a sessão de Praga era impossível de ser repetida. Peguei as fotos e algumas informações. Como Bartl parecia não falar inglês, tivemos que nos dar bem em alemão. A sessão foi realizada em 12 de setembro de 1964.
De Munique fui a Salzburgo para a reunião da Sociedade Musicológica Internacional. Como a Filarmônica de Viena estava presente para o festival, pude entrar em contato com Roland Berger para combinar um encontro com ele quando chegasse a Viena. Foi no dia 29 de setembro que fui ao apartamento dele, onde ele era babá enquanto sua esposa estava no balé para uma apresentação de Verdi Baile de máscaras na ópera. A fita de fundo aqui inclui o bebê chorando! Já era tarde e depois de várias cervejas que fizemos a gravação. Eu parti para Trieste na manhã seguinte e enquanto datilografava o material de Berger, toquei a gravação e descobri que ele havia tocado Ravel em F e não em G, como estava escrito. Ele nunca havia jogado o Ravel antes. Acho que as cervejas não me deixaram pegar essa.
![]() |
Inverno na Sicília |
Nenhuma entrevista veio até a primavera seguinte. Deixei Viena e fiz uma turnê nos Bálcãs e desci para a Grécia e Turquia antes de ir para Roma e depois para a Sicília, onde passei o inverno em Taormina trabalhando nas notas para o curso de história da música de graduação que lecionei.
A próxima entrevista de trompa foi em Roma com Domenico Ceccarossi em 10 de março de 1965. Fui ao apartamento dele. Ele foi muito amigável. Ele falava pouco inglês, mas nós gravamos. Ele queria que eu voltasse quando seu filho, que trabalhava para a Alitalia, pudesse estar lá e atuar como intérprete. Fui novamente em 14 de março. Outra fita continha principalmente conversas. O filho realmente não ajudou muito. Eu havia comprado seus livros em Ricordi. Eles não tinham suas gravações e ele me deu uma nota para entregar ao homem de Ricordi em Milão para me dar um desconto em seus discos. Gostei do tempo que passei com Ceccarossi.
Da Itália, voltei para o norte e para Londres mais uma vez. Eu havia escrito para Barry Tuckwell e ele estava me esperando quando liguei em 15 de abril de 1965. Ele veio, me pegou e me levou para seu apartamento. Fizemos a entrevista e a gravação lá. Almoçamos com sua primeira esposa e filho. Como eu tinha um bagageiro de tejadilho de comprimento total no meu trailer VW, ele perguntou se eu poderia ir com ele a uma loja de molduras onde ele tivesse uma Tanka (uma pintura religiosa tibetana) emoldurada, e poderíamos levá-la para casa em cima de o ônibus. Era muito pesado, mas nós o entregamos. Ele o comprou na Índia de alguns tibetanos que o trouxeram como refugiados da China. As fotos que tirei do Barry parecem bem diferentes das do Barry de hoje!
No dia seguinte (16 de abril) fui à casa de Jim Brown. Foi como nos velhos tempos tê-lo visto em Vancouver quando ele estava em turnê com a Royal Philharmonic. Tivemos um bom jantar e depois do jantar finalmente fizemos a gravação. Acho que os drinks depois do jantar afetaram um pouco a gravação. Já era tarde da noite quando voltei para casa em Londres. Jim Brown nunca obteve a fama de Barry e Civil, mas acho que ele era igual a eles.
Fui à casa de Alan Civil em 25 de abril. Shirley não se lembra, mas eu estava lá e tirei fotos de seus filhos. Alan tocou os trechos e bebemos bastante cerveja durante a noite. Pode ser por isso que as notas que tenho sobre ele são muito esparsas!
Passei a tarde de 30 de abril com Reginald Morley-Pegge. Foi uma época deliciosa. Ele me mostrou sua coleção de trompas, que tinha em um galpão nos fundos da casa. Barry sugeriu que eu falasse com ele, e estou muito feliz por isso. Peg jogou na França e era da escola francesa. Ele não tentou reproduzir os trechos para mim.
Deixei Londres pouco depois e fui para Amsterdã de trem, onde havia combinado de me encontrar com Adriaan van Woudenberg, uma primeira trompa da Orquestra Concertgebouw. Gravamos no palco do Concertgebouw no dia 2 de maio. Era estranho estar sozinho no palco onde tinha ouvido a orquestra em viagens anteriores pela Europa.
![]() |
com amigos encontrados na estrada, em uma taverna de Atenas |
Bob Elworthy havia me dado uma carta de apresentação para Adriaan, então havia uma conexão pessoal. Arranjei para deixar meu trailer estacionado em frente à casa de Adriaan e depois fui para Moscou de trem, onde esperava gravar Valerie Polekh. Minhas esperanças foram frustradas quando a alfândega soviética não me deixou levar o gravador. Eles disseram que eu precisava de uma carta do Ministério da Cultura para trazê-lo. É claro que não tive tempo de receber essa carta e deixei a máquina com eles. Eles disseram que eu poderia pegá-lo quando voltasse. Eu não voltaria a esse ponto, mas voltaria para o norte e para o oeste de Leningrado (era como se chamava então). Eles disseram que iriam enviá-lo lá.
Fui a Moscou e a Intourist contatou Polekh, que veio ao meu hotel em 10 de maio, onde encontramos o intérprete que eu havia arranjado, e procedemos à entrevista em meu quarto de hotel. A intérprete era uma jovem bonita que por acaso era pianista, mas não sabia nada sobre trompa. Polekh e eu recorremos ao alemão e nos demos bem. Peguei as fotos, mas é claro que não houve gravação. Ele me deu uma gravação autografada do Concerto Gliere. Como você sabe, Gliere escreveu para ele. E então aquela reunião foi um tanto decepcionante. Eu esperava encontrar a primeira trompa em Leningrado, mas meu tempo de visto era limitado e eu simplesmente não conseguia providenciar isso. Consegui o gravador de volta, mas essa é outra história.
Nenhum dos escandinavos estava em minha lista e voltei para Amsterdã via Helsinque, Estocolmo e Copenhague. Ao voltar para Amsterdã, cheguei no dia do aniversário da filha de Adriaan. Eu sabia disso, então parei em uma padaria e comprei uns chocolates para levar para a festa.
De Amsterdã, dirigi para Wiesbaden por uma semana antes de ir para o norte, para Colônia, onde combinara um encontro com Erich Penzel. Nós nos conhecemos no West Deutches Rundfunk, onde ele trabalhava. Ele não estava jogando temporariamente porque estava sofrendo de algum tipo de problema no maxilar, que doía muito. Ele falava bem inglês.
O próximo foi Heinrich Keller em Hamburgo, e no dia 6 de junho passei a tarde em sua casa, onde fizemos a entrevista. Seu inglês era muito limitado, mas tivemos sucesso com meu alemão limitado. A família dele era muito simpática e fui convidado para jantar. Tenho boas notas sobre ele.
Eu estava em Munique no dia 12 de junho para entrevistar Kurt Richter, que foi a primeira trombeta da Rádio Estadual da Baviera. Richter parecia um pouco irritado com a situação. De todas as pessoas que conheci, ele foi o único que não foi excessivamente amigável e cooperativo. Sua forma de tocar não era das melhores. Talvez tenha sido apenas um dia ruim.
A entrevista final foi em 20 de julho de 1965 em Paris. Eu havia escrito para Lucien Thevet anteriormente e, quando liguei para casa, por acaso encontrei sua filha, que falava inglês fluentemente. Ela me pediu para ligar de volta depois de falar com seu pai sobre um horário de reunião para nós. E então fui ao Alphonse-Leduc e comprei seu Methode em dois volumes e o encontrei na American Express, segurando os livros na minha frente para que ele pudesse me reconhecer. Atravessamos a rua até o que hoje é o velho L'Opera e fomos para um quarto no andar de cima. Era uma sala muito viva e fiquei preocupado com a gravação. Ele falava pouco inglês e eu tive que me contentar com meu francês limitado. Eu queria gravá-lo especialmente porque ele usava o vibrato no antigo estilo francês e boêmio, e estava tocando em um sistema de válvula Selmer Ascendant.