Questão:
Mr. Johnson,
Sinto que aprendo as peças com bastante rapidez e tenho habilidade técnica
para levá-los a um nível aceitável de desempenho. O que eu gostaria de pedir a você é seu conselho para chutar isso para o próximo nível - fazer a música significar algo e realmente fazer o público sentir algo ???
Scott Hoehn
Resposta de David Johnson:
Para dizer algo ao público, que é, obviamente, a única razão para tocar música em primeiro lugar, é necessário entender como o público se sente enquanto você está tocando e por que o público se sente assim. Em outras palavras, devemos aprender a "manipular" a percepção do público quanto ao nosso jogo.
Eu acredito fortemente na tensão musical. Existem muitos tipos de fazer música, mas para mim a linha musical mais poderosa é aquela que não tem "tempo morto", o que significa que está criando ou relaxando a tensão. Uma linha que não faz essas 2 coisas, embora não necessariamente não musical, é certamente menos poderosa e será cada vez menos interessante para o público quanto mais tempo a peça avança.
A maneira mais básica de evitar que a linha perca a tensão é manter o valor total das notas sem diminuir as notas que não representam o fim das frases. De modo geral, as linhas que não diminuem em nenhum ponto não relaxam a tensão. Se dermos um passo adiante com essa linha de pensamento, as linhas que não apenas não diminuem, mas na verdade fazem pelo menos um leve crescendo direcional até onde o clímax musical da frase pode estar, criam tensão. Desempenhos que seguem essa premissa básica serão instantaneamente percebidos como mais interessantes do que desempenhos de habilidade técnica igual ou um pouco melhor que não o fazem.
O próximo passo para promover o poder musical em quem toca é analisar cada frase, decidindo quanto elas são longas e onde estão seus clímax. A maioria das músicas é escrita em 4/4 ou 3/4 etc. por um motivo. Acredito que esse motivo é para garantir que a batida 1 sempre tenha um papel de destaque na criação musical, logo, a batida 1 é o primeiro lugar para procurar o clímax da frase. Embora todas as primeiras batidas tendam a ter mais importância do que as outras batidas em um compasso, uma batida 1 será, no final das contas, mais importante do que as outras na mesma frase. Para citar "Animal Farm" de George Orwell - "Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros." Se vasculharmos sistematicamente as obras que tocamos, anotando cada frase longa e seu clímax, podemos criar tensão desde o início de cada frase até o clímax e, então, relaxar a tensão após cada clímax.
Depois de aprender a criar e relaxar a tensão, o próximo passo é tentar criar as frases mais longas possíveis. Assumindo que a tensão musical é a chave para a força musical, é lógico que o músico que sustenta a tensão por mais tempo seja, em última análise, o mais interessante de se ouvir. Para isso, tentamos propositalmente tocar mais frases de 4 ou até 8 compassos e menos frases de 2 compassos. Eu escolhi a primeira frase solo no primeiro movimento do Concerto para Trompa KV447 de Mozart como um exemplo. Ao tocar a linha de abertura da parte do solo e tornar o crescendo "direcional" permanente (criando tensão) para o D2 indicado e, em seguida, empurrando a frase para longe ou talvez até fazendo um ligeiro diminuendo (relaxando a tensão), acabamos tocando a frase mais longa possível com um clímax óbvio, que é para mim a forma mais poderosa de fazer música.